O que é UML?
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O que é UML?
A Linguagem de Modelagem Unificada, a UML (Unified Modeling Language) é um conjunto de notações, principalmente gráficas, que os métodos de desenvolvimento usam para expressar projetos. Ela procura unificar, numa única linguagem, idéias, princípios e notações de vários pesquisadores, dentre eles os mais importantes são: Booch, Rumbaugh e Jacobson. Como o próprio nome está dizendo, a UML é uma linguagem de modelagem e não um método. É devido a esta observação que deriva seu sucesso, pois, métodos diferentes podem ser usados nos desenvolvimentos de sistemas, não invalidando estudos sobre métodos de outros pesquisadores.
A UML está passando por um processo para se tornar uma linguagem padrão de modelagem. O órgão responsável por este processo é a OMG (Object Management Group).
A modelagem de um sistema é uma tarefa complexa. Idealmente, um sistema completo deveria ser descrito em um único gráfico sem ambigüidades e fácil de comunicar e entender. Entretanto, esta tarefa é impossível. Assim, um sistema é normalmente descrito, e na UML também, através de visões, onde cada visão representa uma projeção da descrição completa de um sistema, apresentando detalhes e informações pertinentes à visão.
Na UML, foi definido um esquema de visões chamado de “4+1” visões da UML que é composta pela visão de casos de uso, visão lógica, visão de componentes, visão de distribuição e visão de processo. Este esquema implica numa visão total do sistema e cada visão representa uma visão parcial do mesmo. Este esquema também pode ser visualizado como um cubo em cujo centro se encontra o problema, e a visualização do problema por uma face representaria uma visão particular.
Visão de Casos de Uso: mostra a funcionalidade do sistema como percebida pelo os usuários, esta visão define o problema e descreve a solução de forma que os usuários podem facilmente compreender. Os diagramas de casos de uso e de seqüência são normalmente utilizados por esta visão;
Visão Lógica: mostra como a funcionalidade é projetada ou construída dentro do sistema em termos de estrutura estática e de comportamento dinâmico do sistema. Os diagramas de classes e de estado são utilizados por esta visão;
Visão de Componentes: mostra a organização dos componentes de código. O diagrama de componentes é utilizado por esta visão;
Visão de Processos (Concorrência): mostra o aspecto da concorrência no sistema, endereçando problemas de comunicação e sincronização que estão presentes nos sistemas concorrentes. O diagrama de atividades é utilizado por esta visão; e
Visão Física: mostra a distribuição do sistema sobre uma arquitetura física através de computadores e dispositivos, chamados de nós. O diagrama de distribuição é utilizado por esta visão.
A UML está passando por um processo para se tornar uma linguagem padrão de modelagem. O órgão responsável por este processo é a OMG (Object Management Group).
A modelagem de um sistema é uma tarefa complexa. Idealmente, um sistema completo deveria ser descrito em um único gráfico sem ambigüidades e fácil de comunicar e entender. Entretanto, esta tarefa é impossível. Assim, um sistema é normalmente descrito, e na UML também, através de visões, onde cada visão representa uma projeção da descrição completa de um sistema, apresentando detalhes e informações pertinentes à visão.
Na UML, foi definido um esquema de visões chamado de “4+1” visões da UML que é composta pela visão de casos de uso, visão lógica, visão de componentes, visão de distribuição e visão de processo. Este esquema implica numa visão total do sistema e cada visão representa uma visão parcial do mesmo. Este esquema também pode ser visualizado como um cubo em cujo centro se encontra o problema, e a visualização do problema por uma face representaria uma visão particular.
Visão de Casos de Uso: mostra a funcionalidade do sistema como percebida pelo os usuários, esta visão define o problema e descreve a solução de forma que os usuários podem facilmente compreender. Os diagramas de casos de uso e de seqüência são normalmente utilizados por esta visão;
Visão Lógica: mostra como a funcionalidade é projetada ou construída dentro do sistema em termos de estrutura estática e de comportamento dinâmico do sistema. Os diagramas de classes e de estado são utilizados por esta visão;
Visão de Componentes: mostra a organização dos componentes de código. O diagrama de componentes é utilizado por esta visão;
Visão de Processos (Concorrência): mostra o aspecto da concorrência no sistema, endereçando problemas de comunicação e sincronização que estão presentes nos sistemas concorrentes. O diagrama de atividades é utilizado por esta visão; e
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